quinta-feira, 3 de julho de 2008

A Revolução Industrial, resultou da acumulação de capital da Revolução Comercial, da aplicação de tecnologia à produção em larga escala e do aumento de população.
Na 1ª fase desenvolveu-se apenas na Inglaterra, com utilização do vapor, ferro e carvão. Na 2ª fase propagou-se, tingindo Alemanha, França, Japão, USA, Itália, Bélgica, com utilização de aço, petróleo e energia elétrica.

POR QUE COMEÇOU NA INGLATERRA?
Cerceamento dos campos ou enclosure.
Acumulação de capitais por tratados vantajosos, como o Methuem, com Portugal.
Absolutismo não foi tão forte. Desde 1688 o Parlamento já tinha voz e vez depois da Revolução Gloriosa.
Reservas de carvão e ferro.
Desenvolvimento do sistema bancário e financeiro.
Menores gastos com a corte, marinha forte. Começou no setor de tecelagem.
Produção em larga escala fez com que surgissem os grandes conglomerados industriais, os trustes, cartéis.
Polarização entre burgueses e operários.
Surgimento do proletariado urbano e por fim, as distputadas acirradas por mercado acabaram levando o mundo as guerras mundiais.
CONSEQÜÊNCIAS
Urbanismo, divisão do trabalho pela qual o trabalhador deixou de ter domínio da técnica daquilo que produz, em função de linhas de montagem, produção em série, desenvolvimento dos transportes e comunicações.
CARTISMO
Pretendiam voto secreto e universal, eleições anuais, proteção do trabalho infantil, jornada de trabalho de dez horas. Essas reformas contribuíram para a organização sindical. A defesa do direito trabalhista, da transformação da sociedade recebeu influências políticas de diversas correntes: trabalhismo, sindicalismo, anarquirmo e socialismo.
LUDISMO
Movimento de quebra de máquinas, inudações de minas entre outras rebeliões de quebra-quebra por parte dos trabalhadores, como resistência a tecnologia.

Nenhum comentário: