quinta-feira, 3 de julho de 2008

O dia-a dia durante a Revolução Industrial
As condições dos trabalhadores das primeiras grandes fabricas inglesas não eram das melhores. Homens, mulheres es crianças chegavam e trabalhar mais de 14 horas por dia, com quase nenhum descanso. É um pouco deste cotidiano que veremos a seguir.
As Famílias
Um pai de família tinha poucas chances de conseguir emprego numa fábrica no século XVIII. Já sua mulher e seus filhos, não importando a idade, representavam o perfil mais visado pelos industriais. Com as máquinas cada vez mais potentes a força foi sendo substituída pela delicadeza. Mas, o principal motivo dessa preferência estava nos salários bem mais baixos pagos a mulheres e crianças.
O Pão
O pão era o principal alimento dos tarbalhadores da Inglaterra. Entretanto, ele não era um alimento barato. No ano de 1795 custava cerca de 5 pences, equivalendo hoje a 5 dólares. Em reais, ano de 2005, isso equivaleria R$10,30.
O Horário
Acordar por volta das 4 horas da manhã e sair da fábrica por volta das 8 horas da noite era rotina para os trabalhadores ingleses. As famílias eram acordadas ao som de um apito e partiam para o trabalho. A conversa dentro da fábrica era proibida, mas também impossível devido ao ruído ensurdecedor das máquinas. Ao fim da jornada, os trabalhadores ainda tinham de limpar as máquinas antes de ir para casa para começar tudo denovo no dia seguinte.

Nenhum comentário: